Friday, April 07, 2006

Direto da Escotilha

LOCKE- Cresceu peregrinando por várias casas de órfãos. Já adulto descobriu que sua mãe era louca e seu pai um homem aproveitador e 171 profissional, Anthony Cooper. Tempos depois a obsessão pelo velho o faz inclusive perder a mulher amada, Helen.

JACK- Fruto da educação rígida do pai Christian, um médico sempre às voltas com o álcool, Jack não tornou-se apenas um bom cirurgião como também um arauto da moralidade, denunciando o estado de embriaguez do progenitor ao realizar uma intervenção clínica mal-sucedida. Christian viajou, aparentemente se suicidou e assim pôs 815kg na consciência de Jack - peso mais tarde aliviado por conta de uma conversa com...

SAWYER- Qualquer personagem do Notícias Populares perde: um golpista (que muitos acreditam tratar-se do pai do Locke) aplicou um grande trambique na família do garoto James Ford. Em meio ao caos, o pai dele chega em casa aparentemente alcoolizado, mata a mãe, senta-se na cama - debaixo da qual James encontrava-se desesperadamente escondido - e estoura os miolos. O tempo passa e o menino torna-se igualmente embusteiro, usando o mesmo nome do homem que dilacerou sua família e jurando vingança a ele através de uma carta que nunca pôde fazer chegar ao destinatário.

KATE- Filha de pais separados, cresceu pensando que seu pai verdadeiro era um quando veio a descobrir que seu real progenitor era o então padrasto que batia em sua mãe e tentava molestá-la. Para proteger a mãe e a si própria, explodiu a casa com o tal "padrasto" dentro. Por conta do crime, Kate vira uma fugitiva. Anos depois encontra-se com sua mãe, já doente; e esta tenta entregar-lhe à polícia.

CLAIRE- Pelo que já pudemos ver em seu (único!) flashback, Claire não se dava bem com a sua mãe; e quase abriu mão do direito de ser uma ao pensar em dar Aaron para a adoção, já que o pai biológico dele fugiu da raia.

MICHAEL e WALT- O artista plástico e construtor viu-se privado do direito de exercer a paternidade de Walt quando este ainda era bebê. O pequeno Walter foi morar fora do país com a mãe, Susan, e jamais recebeu as cartas que seu pai lhe escrevia. E a coisa piora: repentinamente Susan morre e o padrasto de Walt, Brian, o rejeita, devolvendo-o para Michael. A relação entre os dois, em que antes imperavam estranhamento e falta de traquejos mútuos, foi evoluindo bem até o seqüestro do menino pelos Outros, para total desespero de Mike.

SUN e JIN- Ela odiava os pais manipuladores. Ele se envergonhava do pai pescador. Se casaram felizes e a felicidade começou a se esvair quando Jin começou a trabalhar pro pai barra-pesada de Sun. Ele achava que um filho iria melhorar o relacionamento, mas ela não podia tê-lo...até descobrir na ilha que o infértil do casal era ele próprio - e ao que parece o "era" aí está muito bem-empregado...

BOONE e SHANNON- Aparentemente ele não tinha pai e nem ela mãe. Pai de Shannon, Adam Rutherford casa-se com Sabrina Carlyle, mãe de Boone. Quando Adam morre num acidente de carro, Sabrina vira as costas para Shannon e a loirinha nunca mais foi a mesma. Por sua vez, Boone não teve seu trauma familiar mostrado - ainda ?

HURLEY- Vivia às turras com a mãe, que parecia morrer de desgosto com o filho gordo e fracassado, chegando a interná-lo em uma clínica psiquiátrica. Ao ganhar na loteria, Hurley disse em uma entrevista que pretende usar o dinheiro para compensar "o mal que fez a família". Será que ele se referia ao tal acidente descrito no último episódio, causando a morte de duas pessoas, ou a algo mais...?

SAYID- Deste, o máximo que sabemos é que viu sua vila natal sendo devastada por experiências dos próprios iraquianos com o temível gás Sarin. Mas duvido de que escape da lista...

CHARLIE- O único momento em que pudemos ver os pais de Charlie Pace foi num mezzo sonho-mezzo bflashback do roqueiro que mostrou sua mãe como uma mulher muito pobre e um pai açougueiro bastante inflexível. Ambos de alguma forma depositavam suas esperanças de um futuro menos miserável no talento musical do filho. Seria ele uma vítima da "síndrome dos Jackson 5" ? Mais um assunto a ser desenvolvido futuramente.

MR.EKO- Roubado de sua aldeia, desde muito cedo ele teve sua família substituída por bandidos armados. Viveu uma relação de amor e ódio com o irmão Yemi, um padre que acabou por salvar-lhe a vida. Maiores detalhes sobre as relações familiares de Eko são mistérios a serem revelados mais adiante.

ANA LUCIA- Era subordinada à mãe na polícia; e parece ter se tornado uma das mais antipatizadas personagens da série justamente pelo trauma causado pelo assassinato de seu filho quando ele ainda estava em pleno ventre materno.

DANIELLE- Viu a filha ser raptada pelos outros quando ainda era bebê, fato determinante para entendermos sua personalidade instável e seu certo quê de loucura.

Nada sabemos sobre os históricos familiares de LIBBY (que sofria ou ainda sofre também de um mal psiquiátrico), ROSE e BERNARD - mesmo porque nada de flashbacks deles até o momento. Mas é realmente intrigante que haja tantos problemas sérios no "lar nem tão doce lar" de vários tripulantes do vôo 815. E olha que nem mencionei a citação de um tal "Magnus Hanso" - provavelmente filho ou pai de Alvar Hanso, o homem por trás da Iniciativa Dharma - no diabólico mapa descoberto no episódio 17...

Ainda sobre a Dharma, mais um detalhe importante: parece que teremos também mais pistas sobre a importância deste assunto em Lost na especial atenção e interesse que os Outros têm com crianças; e no fato de que a Iniciativa desenvolve estudos comportamentais. Mas por enquanto tudo é tão nebuloso e obscuro quanto a fumaça negra que ronda a ilha.

Bom, de concreto até agora é a certeza de que o vôo 815 poderia perfeitamente sediar uma sessão do grupo de ajuda de Locke. Difícil seria saber qual seria a história mais cabeluda, o "buraco-mais-embaixo" de todos; e mais complicado ainda, perceber se essas pendengas realmente têm relação com os grandes mistérios de Lost ou são apenas detalhes trágicos das essências dos sobreviventes - que, por sinal, podem ainda não ter se dado conta, mas formam uma grande e complicada família. Haja divã...

========

Carlos Alexandre Monteiro é músico, jornalista, tem dois rins, não fez o pai fugir, não teve filho raptado...

No comments: