Friday, March 31, 2006

Direto da Escotilha

PERNA CURTA

Por Carlos Alexandre*

Um dos últimos episódios de "Lost" exibidos nos EUA atende pelo nome de "The Whole Truth", algo em português como "toda a verdade", "a verdade completa". O título faz menção ao flashback mostrado no episódio que nos trouxe mais um capítulo da conturbada relação entre Jin e Sun.

Na verdade, "The Whole Truth" podia se referir a vários outros personagens da série. Isso porque não é apenas mistério, fumaça preta, sombras de coqueiros e nuvens negras prontas pra desabar um chuvaral que pairam sobre a cabeça de nossos sobreviventes favoritos. Naquela nada sonífera ilha a mentira está no ar.

É mesmo um pedaço de terra cercado de mentirosos por todos os lados. Logo no começo da série temos uma mentira coletiva de Charlie, Kate, Shannon, Sayid e Sawyer ao negar que conseguiram captar a transmissão de Danielle no trrrrrrransciever. Ao longo da narrativa, a coisa só piora...Enfim, são tantos os embusteiros que eles podem ser divididos e classificados em várias vertentes e graus. Não acredita ? Provarei isso agora.


QUASE INOCENTES-
grau de mentira: *

São aqueles que contaram balelas quase inofensivas, mentirinhas bem bobinhas. Integram este grupo três sobreviventes.

O pecadilho da australiana CLAIRE foi tentar negar pra Kate que estava em pleno trabalho de parto, pois ainda encontrava-se em dúvidas sobre ter ou não o filho. Já WALT tentava "dar balões" no pai se utilizando de desculpas bobas - fazer xixi, beber água - para poder desfrutar da companhia de Locke; e MICHAEL teve uma razão cavalheiresca pra tentar enganar alguém: ao se deparar com Sun se lavando seminua teve a cara-de-pau de dizer a ela que não tinha visto nada. Me engana que eu gosto...


MAUS MENTIROSOS- grau de mentira: * *

Aqui é um quarteto. Gente que devia se dar mal nas sessões de "Jogo da Verdade" em suas adolescências...

Começamos com LOCKE. No passado, o ex-paraplégico até conseguiu levar na conversa os dois bandidos que perseguiam os US$700 mil de Anthony Cooper, seu pai; só que neste mesmo ocorrido perdeu a namorada, Helen, que já tinha sido enganada por ele no velho papo de que ele não iria mais fazer plantão na porta da casa do pai. Já na ilha, Locke mentiu ao dizer que nada tinha a ver com o golpe sofrido por Sayid e com a quebra do radiotransmissor. Depois, em dupla com Boone, passou a enganar os demais para esconder as expedições à escotilha - tudo em vão, pois Sayid conseguiu em um só episódio arrancar todas as verdades que queria. Aliás, Locke também tentou trapacear o próprio Boone ao falar sobre a tal "pasta" que passou em sua cabeça, alegando que era para o ferimento quando na verdade mais parecia uma "versão Gelol" do Santo Daime.

E seu desafeto JACK ? Esse desistiu da mentira e acabou vítima da sinceridade. Foi quando ele quase cedeu à tentação de enrolar advogados e direção do hospital em que trabalhava com seu pai, Christian, pra salvar a pele do velho no ofício da medicina. Só que a verdade veio à tona - e do tonel de uísque, ao que consta -, e com ela a fuga de Christian para a Austrália e a sua subseqüente morte.

É a vez de falar de CHARLIE. Além de roqueiro fracassado é também um loroteiro de araque. Cometia pequenas mentirinhas para esconder o uso de heroína enquanto ainda a usava, enquanto Locke e Jack já tinham percebido a onda do cara. Depois, tentou mentir à Claire que não sabia das drogas dentro da Santa e se deu mal. Contou uma mentiralha à Eko e Locke sobre o fim dado às estátuas e também não se saiu bem. Só fracassos.

Por fim, BOONE. Falava que era irmão de Shannon, falava que ia caçar com Locke enquanto escavava a escotilha...e pra tentar socorrer pessoas daquele jeito atabalhoado, provavelmente estava mentindo também quanto ao diploma de salva-vidas...b


MADALENAS ARREPENDIDAS- grau de mentira- * * *

O trio formado por um nigeriano, uma coreana e uma francesa forma essa trupe. Pessoas que contaram lorota mas que de certa forma tentaram se corrigir dela - ou, ao contrário, fizeram uso de uma pra alcançar a redenção.

Tomemos MR.EKO, por exemplo. Pareceu ter sido coroinha na infância até receber o "recrutamento" de traficantes. Uma vez na vida bandida, julgou ter sido salvo por um milagre na fuga com as santas do gesso oco. Encontrou no "conto do vigário" a mentira pra absolvição de seu passado barra-pesada. Sem o perdão do trocadilho, um tremendo padrEKO, não ?

Um mentiu pra se salvar, a outra pra salvar. DANIELLE ROUSSEAU trapaceou Charlie pra afastá-lo de Claire e assim pegar Aaron da loirinha indefesa. Só que ao ver que os Outros não estavam ao lado da fumaça pra trocá-lo por sua filha Alex, devolveu o bebê.

SUN também quis se corrigir. A coreana deu uma de traíra ao mentir pra todos que não falava inglês - escondendo isso até do marido Jin. E já que falei de trairagem, a moça será incluída noutro grupo também. Maiores detalhes mais adiante.


CASCATEIROS- grau de mentira- * * * *

Mais um trio. Dois desse grupo mentiram uma vez apenas, mas capricharam na mentira e dela não se arrependeram - ao menos não que tenhamos visto ainda; e o outro mentiu muito, mas sempre por causas mais ou menos nobres.

Temos o caso de JIN. Por vergonha de seu passado, dizia à mulher que o pai pobre e pescador havia morrido - mentira que não sabemos até hoje se foi revelada a ela antes do vôo 815.

Sai de cena a vergonha, entra a vingança. Foi ela que motivou ANA LUCIA a pregar sua cascata. Ela negou à mãe - e conseqüentemente, à polícia - que não reconhecia Kevin McCormick como seu agressor. Tudo pra fazê-lo pagar pela sua gravidez interrompida fazendo justiça com as próprias mãos e uma pistola fumegante.

Já o caso de SAYID é mais, digamos, aceitável. Mentiu na Guerra - pro pai de Kate, inclusive - pra sobreviver e ajudar seu comandante; matou um colega de Guarda Republicana e mentiu por amor, salvando Nadia da prisão; depois, foi a vez de Essam e seus conterrâneos caírem na conversa do unhudo iraquiano. Tudo pra que ele soubesse o paradeiro de sua amada.


PINÓQUIOS DE CARTEIRINHA- grau de mentira- * * * * *

Esses não têm jeito. Difícil é saber o que é verdade enquanto falam. Praticamente juram dizer a mentira, somente a mentira, nada mais do que a mentira.

Preciso dizer algo sobre ETHAN e GOODWIN ? Acho que não, né ? Então vamos direto aos trambiqueiros mais simpáticos que já tripularam um vôo da Oceanic.

Estamos falando de KATE e SAWYER. Os dois mentem até no nome. Um nunca foi Sawyer, e a outra foi Anne e Maggie, e queria tentar ser Joanna; de formas diferentes porém relativamente parecidas, ambos mentem pra continuar vivos. Fosse eu escrever as mentiras de cada um até agora na série esse texto, que já está grande, ficaria interminável.

Por isso, pulamos para SHANNON. A falecida sustentou pra todo mundo que era irmã de Boone. Antes disso, ao ver sua promissora carreira de bailarina ser sabotada pela madrasta quando era mais jovem, tornou-se uma espécie de "sub-Sawyer", participando de golpes envolvendo sexo, mentiras e dinheiro em que o único trambicado era o "irmão".


CABELEIRAS DO ZEZÉ - grau de mentira: ???

E eis que chegamos às incógnitas ambulantes...

Puxando o bloco, HURLEY. A princípio parece sacanagem colocar o rotundo milionário nessa lista, já que nunca acreditam no que ele (sinceramente) diz sobre sua fortuna e em sua história envolvendo os números; mas a verdade é que ele também já afirmou repetidas vezes que não é louco, enquanto algumas evidências parecem apontar que ele ao menos já teve algum tipo de ziquizira mental - vide a promo do próximo episódio, "Dave".

Faz companhia a ele a sua paixão platônica, LIBBY. Até agora a personagem continua apenas na promessa. Muitos espectadores, porém, acreditam que uma dica de JJ Abrams dada em uma entrevista sugere que ela se trata de uma "mentirosa compulsiva". Esperemos pela verdade!

Avançamos pra apontar mais uma integrante do sexo feminino nessa facção de possíveis mentirosos. Eu disse que voltaria a falar de SUN, não? Pois então...quem pode afirmar com absoluta certeza que o filho que ela está esperando é mesmo de Jin ? Na real, ninguém sabe ao certo se ela realmente foi 100% sexualmente fiel ao marido.

E fechando o grupo, HENRY GALE - que muito provavelmente nem tem esse nome, a julgar pelo fim do 17º episódio. Pelo que parece, falta muito pouco pra que ele saia desse grupo e vá ocupar uma vaga noutro supracitado...

Alguém se salva nessa história toda ? Até agora, apenas ROSE e BERNARD. Mas isso porque pouco foi dito sobre eles que em breve deverão ganhar um flashback. Nele, como já adiantaram JJ Abrams, Carlton Cuse e Damon Lindelof, todos descobriremos o envolvimento do casal (aparentemente) bonzinho nas tramóias da iniciativa Dharma. Opa! Calma aí, gente. Afinal de contas, isso já é mentirinha minha...

============
*Carlos Alexandre Monteiro é músico, jornalista...e não está mentindo a respeito disso.

No comments: